Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Ialorixá faz denúncia sobre continuidade de obras do espaço ‘Monte Santo’

Cidade

Ialorixá faz denúncia sobre continuidade de obras do espaço ‘Monte Santo’

Obra nas dunas do Abaeté está no centro de polêmica sobre racismo religioso

Ialorixá faz denúncia sobre continuidade de obras do espaço ‘Monte Santo’

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 02 de agosto de 2022 às 11:06

A Yalorixá Jaciara Ribeiro, do Axé Abassá de Ogum, denunciou, através de um vídeo publicado nas redes sociais do terreiro, a continuidade das obras do Espaço Monte Santo, que está sendo instalado em parte das dunas do Abaeté. O espaço é tradicionalmente ligado às religiões de matriz africana.

“Uma violência simbólica, cultural, ambiental e que seus efeitos negativos são inimagináveis. Os resultados do mal que se faz ao Parque Ancestral Lagoa do Abaeté recaem sobre todos”, escreveu a líder religiosa.  

A denúncia ainda aponta os prejuízos ambientais da obra. “A invasão humana e indevida de um bioma, a mácula nos símbolos históricos deste lugar e o nome que fere legalmente a história deste local, bem como a laicidade de um estado que segue reproduzindo as práticas que o forjaram: o racismo”, diz o texto. 

 

Veja trecho do vídeo publicado pela líder religiosa:

 

Em resposta à denúncia, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) informou que a obra está regular, atendendo todos os parâmetros necessários, inclusive a licença ambiental. Quanto às recomendações do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Seinfra disse que já respondeu algumas solicitações, a exemplo da retirada da expressão "Monte Santo" da placa de obra.