Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cidade

Salvador confirma 12º caso de varíola do macaco na cidade

Outros 76 casos seguem sob investigação na cidade

Salvador confirma 12º caso de varíola do macaco na cidade

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 05 de agosto de 2022 às 18:00

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou, nesta sexta-feira (29), o 12º caso confirmado da “Monkeypox”, doença conhecida como "varíola dos macacos", em Salvador. Do total de ocorrências confirmadas, 11 são pacientes do sexo masculino e um feminino. Outros 76 casos seguem sob investigação na cidade.

A partir de segunda-feira (8), o plano de ação montado pela Prefeitura de Salvador contará com 28 unidades básicas de referência para atendimento e coleta laboratorial. Além disso, a rede de atenção terá 16 unidades de urgência e emergência. Para facilitar o acesso às informações, a lista de unidades básicas de referência para atendimento e a coleta será publicada no site oficial da SMS e Prefeitura e mídias sociais, com atualização periódica.

O fluxo de atendimento da rede de atenção básica para casos suspeitos da varíola dos macacos também foi definido. Pacientes com algum dos sintomas devem se encaminhar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após a definição do caso como "Suspeito", "Provável" ou "Confirmado", o paciente é encaminhado para isolamento e, com a ocorrência de sinais de gravidade, em geral para grupos de risco, é realizada a internação hospitalar. Para aqueles cuja gravidade não for constatada, a indicação será para isolamento domiciliar.

Neste processo também será realizado o rastreamento de contatos próximos, a fim de descobrir novos possíveis infectados. Haverá ainda etapas de monitoramento e reavaliação clínica dos casos detectados.