Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Salvador tem Dia D de imunização contra poliomielite no sábado

Cidade

Salvador tem Dia D de imunização contra poliomielite no sábado

Além da vacinação contra a pólio, será realizada uma campanha de multivacinação para atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes em 125 pontos instalados na cidade

Salvador tem Dia D de imunização contra poliomielite no sábado

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Por: Metro1 no dia 19 de agosto de 2022 às 08:38

A capital baiana terá no sábado (20), das 8h às 17h, o Dia D das campanhas de imunização contra poliomielite e da multivacinação para atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes. No total, serão 125 pontos de vacinação instalados em todas as regiões da cidade. A lista pode ser consultada no site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, essa é mais uma oportunidade de pais e responsáveis regularizarem a situação vacinal das crianças e adolescentes que residem em Salvador. “Temos praticamente duas semanas que iniciamos as estratégias na cidade e a busca pelos imunizantes ainda é bastante tímida. Nossa expectativa é que, no Dia D, os pontos de vacinação apresentem uma procura significativa. O intuito é evitar a transmissão de doenças que são imunopreveníveis em nossa cidade”, enfatizou.

A estimativa é que mais de 152 mil crianças menores de 5 anos componham a estratégia contra pólio. Até o momento, pouco mais de 2,5 mil crianças menores de cinco anos compareceram aos postos para imunização.

No caso da multivacinação, são esperados 497 mil jovens com idade inferior a 15 anos para a atualização do calendário de imunização. No entanto, até o momento, apenas 6 mil jovens entre zero e menores de 15 anos de idade buscaram os postos de saúde.

Proteção – Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação. A VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular, é preferencialmente destinada a crianças no primeiro ano de vida. Já a VPO (vacina pólio oral), também conhecida por ser a vacina da gotinha, é utilizada como reforço nas campanhas anuais de vacinação.

Na multivacinação estão disponíveis todas as vacinas do calendário básico destinado a crianças e adolescentes menores de 15 anos. Dentre os imunizantes estão a tríplice viral, tetraviral, DTP, HPV quadrivalente, meningocócica conjugada (ACWY), Pneumocócica 10 e BCG.