Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Restaurantes de Salvador integram lista de melhores do Nordeste

Cidade

Restaurantes de Salvador integram lista de melhores do Nordeste

Ranking foi realizado pela revista EXAME

Restaurantes de Salvador integram lista de melhores do Nordeste

Foto: Reprodução/SalvadorDaBahia/Fábio Marconi

Por: Metro1 no dia 16 de setembro de 2022 às 14:48

O ranking possui 17 restaurantes do Nordeste e 11 são da capital baiana. Confira a lista:

 

Amado

 Segundo a revista, o restaurante possui uma "identidade própria", mas não deixa de lado os ingredientes frescos da Baía de Todos os Santos, como lambretas e mariscos.

Localização: Comércio  

 

Origem

 Comandado por Fabrício Lemos e com diversas criações de sua esposa, a chef pâtissière Lisiane Arouca, o restaurante Origem faz parte do Grupo Origem, composto pelos restaurantes Orí, Omí, açém do bar Gem e o Segreto, que está por vir.

 Localização: Pituba

 

Manga

 Segundo a revista, o restaurante Manga foge "completamente das influências locais", mas ainda assim, possui grandes relações com ingredientes da região. Além disso, o local possui ervas e temperos que são cultivados no terraço do restaurante.

 
Localização: Rio Vermelho
 

Dona Mariquita

 

Servidos em feiras livres e barracas de rua da Bahia, o Dona Mariquita possui influências africanas, trazendo clássicos como mini acarajés com vatapá e arroz de coco com molho de camarão.

 Localização: Rio Vermelho

 

Orí

 Também do chef Fabrício Lemos, junto à chef Lisiane Arouca, o Orí já possui referências à gastronomia baiana e possui pratos que juntam a criação da casa com o tradicional da culinária, como o abarajé e a carne do sol com tropeiro de cuscuz e pirão de leite.

 Localização: Horto Florestal

 

Carvão

 
Tendo como foco a carne, o restaurante comandado por Ricardo Silva possui pratos inusitados, mas também os mais tradicionais. "Na lista de inovações, o chef também já maturou peças de bife ancho na cera de abelha por 90 dias", afirma a revista.

 Localização: Chame-chame

 

Chez Bernard

 
Além de uma paisagem "de tirar o fôlego", o Chez Bernard foca na culinária francesa e possui em seu cardápio o coq au vin, moules frites, steak tartare, filet béarnaise, entre outros pratos do país europeu.

 Localização: Dois de julho

 

La Taperia

 O restaurante espanhol tem a cozinha comandada por Jose Morchon, nascido em Valladolid. Por lá, saem pratos tradicionais da Espanha, como pulpo a la gallega, patatas bravas, gambas al ajillo, entre outros. Além disso, possui uma extensa carta de vinhos, coquetéis, sangrias e cervejas.

 Localização: Rio Vermelho

 

Pasta em Casa

 No local, receitas clássicas da Itália são feitas, como alichela, polpetone, alho confitado e caponata. O restaurante, que tem como foco as massas, também possui carnes grelhadas e salada caprese que é bem elogiada.

 Localização: Rio Vermelho

 

Casa de Tereza

 Trazendo referências da cultura baiana e das religiões de matriz africana, o restaurante possui menus degustação que homenageiam Orixás, incluindo até oferenda aos santos, e possui diversos pratos típicos da região, como moqueca de peixe, lascas de fumeiro em caramelo de laranja e cebolada, bobó de camarão e carne do sol com abóbora.

 Localização: Rio Vermelho
 

Fasano Salvador

 O Fasano Salvador, que ainda abriga um hotel bastante famoso, segue "à risca as características que tornaram o grupo uma referência".

Localização: Centro Histórico