Segunda-feira, 13 de abril de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Monumento Mário Cravo Jr é reinaugurado quatro anos depois de incêndio

Cidade

Monumento Mário Cravo Jr é reinaugurado quatro anos depois de incêndio

Praça Cairu ainda ganhou nova obra de Tatti Moreno

Monumento Mário Cravo Jr é reinaugurado quatro anos depois de incêndio

Foto: Valter Pontes/ Secom

Por: Metro1 no dia 12 de janeiro de 2023 às 07:38

Duas obras de arte passam a integrar o cenário turístico da Praça Cairu, onde fica o Mercado Modelo, no Comércio. Uma delas é o Monumento à Cidade de Salvador, que volta a ocupar o mesmo lugar de origem após ser reconstruído em função de um incêndio que atingiu a peça, em 2019. Outra novidade foi a colocação de um monumento em memória às vítimas da Covid-19 e em homenagem aos profissionais de saúde de Salvador, que atuaram na linha de frente no combate à pandemia. A entrega das composições artísticas foi feita pelo prefeito Bruno Reis nesta quarta-feira (11). 

O Monumento à Cidade do Salvador, também chamado de Fonte da Rampa do Mercado, foi reconstruído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) com fidelidade ao projeto anterior, de autoria do artista Mário Cravo Júnior (1923-2018). Os trabalhos foram desenvolvidos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e também contou com apoio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). 

“A Prefeitura investiu R$4 milhões para recuperar este equipamento, que agora tem resina antichama. Não correremos risco de passar pelo dissabor do incêndio ocorrido há três anos. Hoje é mais um importante data que ficará registrada na história da cidade. Esse monumento possui um grande valor artístico e cultural, sendo também um ponto de estímulo para visitação de vários turistas”, detalhou Bruno Reis. 

O Monumento à Cidade de Salvador foi erguido em 1970 e possui dupla função: escultura e fonte luminosa.  Já o monumento em memória às vítimas da Covid-19 e em homenagem aos profissionais de saúde foi encomendado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e produzido pelo artista plástico Tatti Moreno (1944-2022) em um prazo de oito meses. A peça também conta com iluminação cênica, foi confeccionada em aço corten e possui área de cerca de 50 metros quadrados em um círculo de 8 metros de diâmetro.