Cidade
Passageiro fica preso entre trem e plataforma ao tentar atravessar trilhos de metrô em Salvador

Cobrança por estacionamento está prevista para começar no início de abril
Foto: Leitor Metro1
Em um mês, oito pontos do bairro de Santo Antônio, em Salvador, passarão a ter zona azul. As 174 vagas de estacionamento estarão divididas entre as ruas do Carmo e a Direita de Santo Antônio e o Largo de Santo Antônio Além do Carmo. A medida não tem agradado parte dos moradores da região. Os residentes em ruas próximas dos estacionamentos reclamam de também não terem direito ao benefício que garante a isenção da taxa de estacionamento, a Zona Verde.
O receio de moradores da rua do Passo e das ladeiras do Carmo e do Boqueirão é de que as vagas em frente às suas casas, que não são taxadas, sejam ocupadas por pessoas que não são do bairro na tentativa de “fugir” da zona azul. “A questão dos estacionamentos já é complicada, um transtorno frequente aos moradores, que têm casas mais antigas onde não dá para construir garagem”, disse, em anonimato, um morador ao Metro1.
“O residente fica temerário. Quando chegar em casa do trabalho mais tarde terá que pagar para estacionar na própria rua, onde sempre parou”, afirmou. Moradores do Santo Antônio também afirmam que não foi feita uma comunicação direta da Transalvador sobre a solicitação da Zona Verde.
A Prefeitura, por sua vez, justifica a implantação da zona azul como uma forma de “democratizar a utilização da área pública” e “coibir que guardadores clandestinos ajam na região, cobrando preços abusivos dos condutores". A Superintendência de Trânsito declarou que o benefício é concedido apenas ao aos cidadãos que residem em logradouros onde há a cobrança e que o uso do espaço público deve ser possibilitado a todos.
“Em relação a outras localidades onde não há espaços de estacionamento regulamentados, a Superintendência orienta que moradores deixem os veículos em locais adequados, como garagens internas, ou evitem estacionar em locais públicos onde sejam proibidos de estacionar”, destacou em nota ao Metro1.
A autarquia também informou que, durante os 30 dias de adaptação, “farão uma abordagem educativa e de orientação dos cidadãos, bem como vão informar aos moradores sobre a possibilidade de eles solicitarem o cadastro Zona Verde”. A solicitação do benefício pode ser feita no site (transalvador.salvador.ba.gov.br), clicando no ícone “Zona Verde”, na aba de “Serviços”, na tela inicial.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.