Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Estação da Pituba do BRT de Salvador é inaugurada e já começa a operar nesta sexta-feira

Cidade

Estação da Pituba do BRT de Salvador é inaugurada e já começa a operar nesta sexta-feira

Para a conclusão da primeira etapa do modal, resta ainda a conclusão do trecho que vai do Vale dos Barris até a Lapa

Estação da Pituba do BRT de Salvador é inaugurada e já começa a operar nesta sexta-feira

Foto: Betto Jr./ Secom

Por: Metro1 no dia 31 de março de 2023 às 12:41

Todo o trecho 3 do BRT entrou em operação nesta sexta-feira (31), quando a prefeitura de Salvador entregou a Estação da Pituba. O terminal fica localizado nas imediações do Parque Júlio César, no Itaigara, e vai contar com uma nova passarela no local para a travessia de pedestres na região.

Para a entrega da primeira etapa do modal, resta ainda a conclusão do trecho que vai do Vale dos Barris até a Lapa. Durante a entrega, o prefeito Bruno Reis explicou que a escolha dos trechos leva em consideração a demanda de transporte e o adensamento comercial e residencial, bem como presença de shoppings e lojas de serviços das regiões. 

Além do prefeito, estava presente durante a entrega o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller, que falou sobre a importância da nova estação. “A entrega da Estação Pituba permite que possamos ampliar o atendimento do BRT nessa região, permitindo que os usuários possam embarcar e desembarcar até a região da orla, oferecendo ainda mais conforto e agilidade no deslocamento por este trecho”, destacou Fabrizzio Muller.

Além da Estaçã da Pituba, o equipamento conta com outras cinco: Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara, que funcionam diariamente das 5h30 às 22h. Segundo a prefeitura, até agora o sistema já transportou quase 2 milhões de usuários desde sua inauguração em setembro de 2022.

Com a entrega da estação Pituba, uma nova linha, a B02, entrará em operação a partir da segunda-feira (3). Ela terá intervalos de até 13 minutos nos horários de pico da manhã e da tarde. A linha sairá da via exclusiva e seguirá pela Rua Rio Grande do Sul até a Avenida Octávio Mangabeira e retornará à Praça Nossa Senhora da Luz. De lá, os veículos sobem novamente para o Itaigara e voltam à faixa exclusiva. Neste percurso, o ônibus fará paradas em três pontos regulamentados para o embarque e desembarque dos usuários: nas imediações da APAE, na praça Belo Horizonte e na praça Nossa Senhora da Luz.