Cidade
Metrô de Salvador ‘perde velocidade’ e construção de novas estações emperra
Um dos projetos, ainda em fase de estudo, é que a linha 1, que hoje vai da Lapa a Pirajá, siga até a Barra
Foto: Camila Souza/GOVBA
Um crescimento acelerado das linhas de metrô em Salvador entre 2014 e 2017 deu à população uma sensação de progresso e expansão da cidade. No período, 19 das 21 atuais estações foram inauguradas. A mais recente foi a estação Campinas, esse mês, e há previsão de lançamento da Estação Águas Claras, em agosto.
Após a entrega da Estação Aeroporto, em 2018, e durante cinco anos, não houve obras entregues. Um dos projetos, ainda em fase de estudo, é que a linha 1, que hoje vai da Lapa a Campinas, siga até a Barra. Ao Metro1, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), confirmou que analisa a expansão até o bairro, com a implantação de mais três estações, partindo da Lapa.
Com autorização do governador Jerônimo Rodrigues (PT), está sendo estudada a possibilidade de implantação também de estações no Campo Grande e na Graça. O passo agora é a captação de recursos, para a continuidade do processo licitatório e iniciar as obras.
Ao Metro1, a CTB explicou a demora para construir novas estações. A justificativa apresentada foi de que a execução das obras do Tramo 3, que inclui as duas estações planejadas para este ano, ocorreu durante o período de pandemia da Covid-19, o que acarretou em dificuldades no fornecimento de materiais. Apesar disto, a CTB enfatizou que o projeto não sofreu paralisações em nenhum momento.
Onde cabe metrô?
Urbanistas ouvidos pela reportagem avaliaram que o Centro tradicional da cidade é a região em que faz mais sentido a expansão do sistema de transporte. Também analisaram que o investimento mais apropriado seria uma via subterrânea para o metrô. Os especialistas ainda criticaram a falta de integração do metrô soteropolitano com os ônibus e o BRT, que começou a funcionar recentemente na capital baiana.
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