Sábado, 10 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Tap diz que clientes são informados previamente das operações de voos com aviões terceirizados

Cidade

Tap diz que clientes são informados previamente das operações de voos com aviões terceirizados

Companhia declarou ainda que até setembro deve ser firmada uma parceria com operador espanhol WAMOS e lamentou quando as "expectativas dos clientes" não são cumpridas

Tap diz que clientes são informados previamente das operações de voos com aviões terceirizados

Foto: Tap Divulgação

Por: Metro1 no dia 17 de agosto de 2023 às 10:50

Atualizado: no dia 17 de agosto de 2023 às 12:53

A companhia aérea Tap Air Portugal, responsável por voos que ligam Salvador a Europa e líder nas queixas de companhias aéreas internacionais, declarou que os passageiros são informados antecipadamente que as viagens serão realizadas em aeronaves fretadas por terceiros.

“Por forma a operar com regularidade a época de maior procura e atividade a Companhia decidiu recorrer ao fretamento de aeronaves a terceiros. A TAP informa antecipadamente os passageiros da alteração de operador e procura corresponder às expectativas dos Clientes, lamentando quando tal não se verifica”, diz o posicionamento da empresa, enviado por meio de nota ao Metro1, nesta quinta-feira (17). 

As reclamações dos clientes foram retratadas na edição do Jornal Metropole desta semana, a partir de depoimentos que descrevem aviões em péssimas condições e a não entrega de serviços contratados, sem aviso prévio. Devido às insatisfações, a Tap é alvo de 1.317 contestações na plataforma “Reclame Aqui”, 1.452 processos de acordo com o JusBrasil e 321,19 reclamações a cada 100 mil passageiros, segundo o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br emitido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), no último dia 20.

Ainda conforme dados do Procon-BA (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia), enviados ao Metro1, entre janeiro e agosto de 2023, foram registradas oito reclamações referentes à empresa e seis denúncias entre janeiro de 2020 e dezembro de 2022.

De acordo com a companhia, a previsão é de que até o final de setembro seja realizada a contratação de aeronaves e tripulação da WAMOS, um operador espanhol de transporte aéreo "certificado" e "reconhecido internacionalmente", que disponibiliza aviões A330. Com a contratação, o objetivo será operar com aeronaves da sua própria frota, recorrendo a fretamento somente em casos “excepcionais”.