Cidade

Entre Páginas: especial sobre Política

Muita gente detesta política - e enche a boca, até com orgulho, para dizer isto. Trata-se de um erro. Querendo ou não, todos nós praticamos política o tempo todo. É impossível viver em sociedade sem exercê-la por ação ou omissão. Ou seja, mesmo quem diz que detesta política está fazendo política. Esse descaso traz um grande prejuízo. Como escreveu Platão há 2.500 anos, o castigo dos homens capazes que se recusam a tomar parte nas questões governamentais é viver sob o domínio dos homens incapazes. [Leia mais...]

[Entre Páginas: especial sobre Política]
Foto : Ilustrativa

Por Nardele Gomes no dia 17 de Março de 2016 ⋅ 17:30

Muita gente detesta política - e enche a boca, até com orgulho, para dizer isto. Trata-se de um erro. Querendo ou não, todos nós praticamos política o tempo todo. É impossível viver em sociedade sem exercê-la por ação ou omissão. Ou seja, mesmo quem diz que detesta política está fazendo política. Esse descaso traz um grande prejuízo. Como escreveu Platão há 2.500 anos, o castigo dos homens capazes que se recusam a tomar parte nas questões governamentais é viver sob o domínio dos homens incapazes. Este livro enfrenta este assunto de forma clara, objetiva e - porque não dizer? - pedagógica. Míriam Moraes destrincha um leque de subtemas: os erros mais nefastos e evitáveis do debate político; as responsabilidades das três esferas de governo; a mídia, sua falsa isenção e seus interesses no jogo político; como o contribuinte acaba pagando o custo do financiamento privado das campanhas; a corrupção e o atual sistema eleitoral; como separar o joio do trigo no meio da boataria das redes sociais. E, por último, mas não menos importante: porque as mobilizações de 2013 não tiveram resultados práticos.
Uma oportuna seleção de artigos sobre uma das propostas mais relevantes do cenário político nacional. O livro reúne alguns dos artigos de Murillo de Aragão, análises e propostas sobre a reforma política no Brasil. Ele não fica preso apenas ao imediato nem ao circunstancial, tenta com coragem mergulhar no caos da realidade política do Brasil, fazendo interpretações, tirando lições e apontando caminhos. O autor traz ao debate as principais propostas que estão sendo discutidas, as perspectivas reais para uma reforma política a curto e a médio prazo e para o futuro da nossa democracia.
O quarto volume da série “As grandes Ideias de Todos os Tempos”, “O livro da política”, de vários autores, mostra os conceitos que moldam a arte da política, compreendida aqui não só como o jogo disputado nos gabinetes do poder representativo, mas sobretudo como atividade inerentemente humana. Uma prática que, desde a antiguidade da China e da Grécia, leva os homens a desenvolverem ideias essenciais para reconhecer a primazia do bem coletivo sobre o anseio individual.

Notícias relacionadas

[Vistoria do transporte escolar de Salvador começa hoje]
Cidade

Vistoria do transporte escolar de Salvador começa hoje

Por Juliana Rodrigues no dia 16 de Setembro de 2019 ⋅ 08:40 em Cidade

Segundo a Semob, o permissionário que não passar pela fiscalização até o dia 27 de setembro vai pagar multa de R$42,30 e ficará impedido de exercer a atividade