Terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Índios tupinambás ocupam fazenda e afirmam que local era uma aldeia

Cidade

Índios tupinambás ocupam fazenda e afirmam que local era uma aldeia

Integrantes da tribo tupinambá ocuparam a Fazenda Vila Toscana, localizada no município de Una, a 503 km da capital baiana. Os índios afirmam que a propriedade, de 500 hectares, pertence a eles. [Leia mais...]

Índios tupinambás ocupam fazenda e afirmam que local era uma aldeia

Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz

Por: Gabriel Nascimento no dia 23 de junho de 2015 às 09:36

Integrantes da tribo tupinambá ocuparam a Fazenda Vila Toscana, localizada no município de Una, a 503 km da capital baiana. Os índios afirmam que a propriedade, de 500 hectares, pertence a eles. “Estamos lutando por nossa terra. Porque aqui é nosso patrimônio e nós estamos já estavamos fazendo os barracos para que nós viva (sic.) aqui dentro de nossa terra”, disse o cacique Ivaldo Aruanã, em entrevista a TV Santa Cruz. De acordo com os índios, a fazenda era uma aldeia.

O dono da propriedade, Magid Ribeiro, deixou a fazenda e aguarda o pedido da Justiça sobre reintegração de posse. Segundo Magid, os índios não permitem mais a entrada dele nem de sua equipe. A colheita de cacau foi interrompida. Magid disse ainda que, em quase 60 anos, nunca teve problemas com a propriedade, que inclusive dispõe de uma área de reserva florestal.