Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 24 de fevereiro de 2024

Cidade

Peça promocional da Ypê é retirada e secretária de Salvador celebra: “Racistas não passarão”

Propaganda era representada por uma mão negra segurando um frasco de um multiuso desengordurante da empresa

Peça promocional da Ypê é retirada e secretária de Salvador celebra: “Racistas não passarão”

Foto: Reprodução/Redes sociais | Valter Pontes/Divulgação

Por: Metro1 no dia 05 de dezembro de 2023 às 11:48

Atualizado: no dia 05 de dezembro de 2023 às 14:47

A peça promocional da marca de produtos de limpeza Ypê, que estava exposta na Avenida Oceânica, em Salvador, foi retirada nesta terça-feira (5) após ser alvo de críticas.

A propaganda era representada por uma mão negra segurando um frasco de um multiuso desengordurante da empresa. A professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Bárbara Carine, foi uma das pessoas que expressou indignação com a propaganda. Para ela, a escultura reforça um "estereótipo escravagista de manutenção de pessoas negras em espaços subalternizados socialmente". 

Em suas redes sociais, a secretária municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, celebrou a retirada da peça. "Racistas em Salvador não passarão!!! Removida", escreveu [sic]. 

Em nota enviada ao Metro1, a assessoria de comunicação da Ypê informou que a peça faz referência ao personagem norte-americano Mãozinha, da "A Família Addams", baseado no filme dos anos 1990.

“O personagem protagoniza uma campanha lançada em outubro na qual o Mãozinha limpa a casa da ‘Família Addams’. A ativação itinerante faz parte da ação de comunicação que contemplava além da escultura do personagem, totem eletrônico com pôster da campanha e ambientação em abrigo de ônibus. A exposição também passou por São Paulo e Campinas e já foi encerrada”, informou.