Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Cidade

Chuvas intensas causam alagamentos e deslizamentos em Salvador nesta sexta-feira

De acordo com a Codesal, a Barra é o bairro que registrou o maior índice pluviométrico nesta sexta-feira

Chuvas intensas causam alagamentos e deslizamentos em Salvador nesta sexta-feira

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Metro1 no dia 09 de fevereiro de 2024 às 17:01

Atualizado: no dia 10 de fevereiro de 2024 às 07:07

Nesta sexta-feira (9) Salvador está sendo atingida por fortes chuvas, causando alagamentos e deslizamentos em diversos bairros da cidade. Uma casa foi demolida por motivos de segurança e o fluxo de veículos na Avenida General Graça Lessa, no Vale do Ogunjá, precisou ser interditado. 

O imovél já havia sido desocupado há  cerca de duas semanas devido a um deslizamento de terra em uma encosta da região. A Superintendência de Obras Públicas (Sucop), informou que o deslizamento foi ocasionado pelo rompimento de uma rede de drenagem que passava pelo local. Ainda segundo a Sucop, uma nova linha de drenagem para desviar a água da chuva do local e uma contenção já estão sendo realizadas.

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), nas últimas seis horas os bairros que registraram o maior índice pluviométrico foram: Barra  (46,0 mm), Ondina (45,8 mm), Brotas (31,6 mm), Engenho Velho de Brotas (31,6 mm) e Campo Grande (27,6 mm). 

Cerca de 31 ocorrências foram registradas pela Codesal até as 14h desta sexta-feira (9). Destas, 9 são por alagamento de imóveis, 6 por ameaça de deslizamento, 5 por ameaça de desabamento, 5 por deslizamentos de terra, 4 por avaliação de imóvel alagado, um por desabamento de muro e uma orientação técnica