Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 04 de março de 2024

Saúde

Levantamento da SMS registra queda de 63% em casos de dengue em Salvador

Ações de controle e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, são reforçadas por agentes de saúde do município

Levantamento da SMS registra queda de 63% em casos de dengue em Salvador

Foto: Divulgação/Bruno Concha/Secom

Por: Metro1 no dia 12 de fevereiro de 2024 às 08:00

De acordo com um levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a capital da Bahia vem apresentando queda nos números de casos suspeitos de dengue, comparado ao ano passado. Houve uma redução de 63%, no boletim da semana epidemiológica de 5 a 11 de fevereiro. Neste período foram notificados 322 casos, contra 872 na mesma época no ano anterior. 

Para proporcionar aos foliões, baianos e turistas, um Carnaval mais seguro quanto às doenças urbanas, a SMS, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), reforça as ações de controle e prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, que além da dengue, pode causar zika e chikungunya. 

Apesar dos festejos da cidade, agentes de endemias seguem realizando atividades de inspeção e aplicação de inseticidas em bairros estratégicos. Ana Paula Matos, secretária de Saúde de Salvador, afirma que a queda é fruto do trabalho de combate e prevenção à arbovirose. 

 “Os dados positivos são fruto do investimento em tempo, recursos e ações que dedicamos e executamos intensivamente ao longo do ano. Com esse trabalho, estamos na contramão de algumas capitais do país que decretaram situação de emergência pública por conta da dengue”, diz a gestora. 

No entanto, Ana Paula ressalta que a pasta continua em alerta e empenhada para garantir uma Salvador livre das arboviroses. “E contamos muito com a vigilância da população, uma vez que 80% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro das próprias residências”, conclui.