Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 10 de abril de 2024

Cidade

Mauro Vieira destaca preocupação dos países-membros do G20 com conflito na Palestina

Chanceleres dos países que integram o G20 se reuniram durante a tarde de quarta-feira (21) e manhã de quinta-feira (22)

Mauro Vieira destaca preocupação dos países-membros do G20 com conflito na Palestina

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 22 de fevereiro de 2024 às 18:28

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou durante o encerramento da reunião do G20 no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (22), a preocupação dos países-membros do grupo com o conflito na Palestina e afirmou que muitos deles se posicionaram contrários à eventual operação de Israel em Rafah.

“Muitos se posicionaram contrariamente à anunciada operação de Israel em Rafah, pedindo que o governo de Israel reconsidere e suspenda imediatamente essa decisão. [...] destacou-se, ademais, virtual unanimidade no apoio à solução de dois Estados como sendo a única solução possível para o conflito entre Israel e Palestina”, declarou Mauro Vieira.

No início do mês, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, informou que uma operação das Forças de Defesa de Israel (IDF) em Rafah deve ser concluída até o início do Ramadã, em 10 de março, segundo uma autoridade israelense. O local é um dos principais pontos de concentração da população que se deslocou internamente na Faixa de Gaza desde o início do confronto.

Os chanceleres dos países que integram o G20 se reuniram durante a tarde de quarta-feira (21) e manhã de quinta-feira (22). Na primeira sessão, o foco, segundo Vieira, foi discutir questões envolvendo as tensões internacionais. No encontro de hoje, os representantes trataram da reforma da governança global. O ministro afirmou ainda que a proposta brasileira de que uma reunião extra seja realizada ainda neste ano foi aceita. O novo encontro de chanceleres do grupo deve ocorrer em setembro.