Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 11 de abril de 2024

Cidade

Defesa Civil realiza simulado de evacuação em duas comunidades de Cajazeiras neste sábado

Simulado ensina como a comunidade deve se comportar em um cenário de acionamento real de uma sirene, principalmente no período chuvoso

Defesa Civil realiza simulado de evacuação em duas comunidades de Cajazeiras neste sábado

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Por: Metro1 no dia 22 de fevereiro de 2024 às 18:40

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizará um simulado de evacuação no próximo sábado (24), a partir das 9h, simultaneamente nas comunidades de Irmã Dulce, em Cajazeiras VI, e Mangabeira, em Cajazeiras VIII. O objetivo é a capacitação no processo de evacuação de áreas de risco de deslizamentos de terra.

O simulado ensina como a comunidade deve se comportar em um cenário de acionamento real de uma sirene, principalmente no período chuvoso. Também participam da ação os profissionais dos órgãos governamentais, como das secretarias de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), além das diretorias das escolas responsáveis por abrigar os moradores em situações de emergência.

O primeiro passo da atividade é o acionamento da sirene, tanto remoto quanto local, e o deslocamento dos moradores em rotas seguras para os locais de abrigo, levando em consideração os possíveis pontos de alagamento, e os serviços de acolhimento oferecidos nesses abrigos no momento real. Com uma semana de antecedência, a Defesa Civil monta equipes na região e todas as manhãs convida os moradores a participarem do simulado.

Atualmente, Salvador possui 14 áreas com o Sistema de Alerta e Alarme. São realizados simulados em todas essas áreas, antes de iniciar o período de chuvas, em abril. A atividade já foi realizada em Vila Picasso e Voluntários da Pátria. Nas próximas semanas, as comunidades de Bom Juá, Calabetão, Mamede, Moscou, Creche, Mangueira, Bosque Real, Baixa do Cacau e Vila Sabiá também participarão da ação comandada pela Codesal.