Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Missa do lava pés reúne indígena, trans, refugiado e outros na Igreja do Bonfim 

Cidade

Missa do lava pés reúne indígena, trans, refugiado e outros na Igreja do Bonfim 

Pela primeira vez, uma mulher trans teve os pés lavados na Basílica

Missa do lava pés reúne indígena, trans, refugiado e outros na Igreja do Bonfim 

Foto: Luanne Ribeiro - G1 Bahia

Por: Metro1 no dia 30 de março de 2024 às 09:00

Atualizado: no dia 30 de março de 2024 às 10:20


Pela primeira vez, uma pessoa trans teve os pés lavados durante uma missa na tradicional Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador. O momento foi registrado na última quinta-feira (28), durante a missa da Ceia do Senhor que é marcada pelo momento do lava-pés ato que faz referência ao ao praticado por Jesus Cristo, que segundo a bília, teria lavado os pés de seus 12 discípulos, antes de sua morte e ressureição.

Este ano, o reitor da Basílica, o padre Edson Menezes, lavou os pés de 12 pessoas. Além da mulher trans, a empreendedora Brenda Santos, 45 aos, as outras 11 pessoas que tiveram os pés lavados também não foram escolhidas aleatoriamente: elas representam a diversidade étnica, religiosa, social e racial presentes na sociedade.

Entre elas, estavam um representante indígena, pessoas com outras religiões e um refugiado da Venezuela que foi acolhido pela Obra Social da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, o Projeto Bom Samaritano  e o escritor e agitador cultural Clarindo Silva. De acordo com o padre Edson, a escolha teve como base o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: "Fraternidade e Amizade Social".