Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Sirene de alerta é acionada em cinco comunidades de Salvador por conta da chuva

Cidade

Sirene de alerta é acionada em cinco comunidades de Salvador por conta da chuva

O acumulado de chuvas em oito dias do mês, já ultrapassou a média prevista para todo o mês de abril em Salvador

Sirene de alerta é acionada em cinco comunidades de Salvador por conta da chuva

Foto: Reprodução/Codesal

Por: Metro1 no dia 08 de abril de 2024 às 11:03

Atualizado: no dia 08 de abril de 2024 às 13:08

A comunidade do Calabetão também teve a sirene de alerta será acionada na manhã desta segunda-feira (4), por conta da forte chuva que atingiu Salvador e o risco de desabamento e deslizamento causado por ela. A localidade se junta a Vila Picasso, Bom Juá, Mangabeira e Voluntários da Pátria que também tiveram o alerta acionando mais cedo.

Com a sirene acionada, os moradores das comunidades devem deixar seus imóveis e se dirigirem para locais seguros. A Codesal também deixa à disposição o canal de comunicação para emergência, o disque 199.

O acumulado de chuvas em oito dias do mês, já ultrapassou a média prevista para todo o mês de abril em Salvador. Segundo a Defesa Civil da capital (Codesal), nas últimas 72h já choveu mais de 150 mm, o que fez com que o órgão mudasse para "nível alerta máximo" a situação causada pelas chuvas na cidade. 

Também foi registrado um grande acúmulo de chuvas na Vila Sabiá, localizada no bairro da Liberdade. Até agora, já choveu na região 308 mm, quando o previsto para abril era de 286,9 mm. Com as chuvas, a sirene na região foi acionada e solicitava que moradores fossem para locais seguros. Nesta manhã, o órgão também acionou a sirene para as  comunidades de Calabetão, Vila Picasso, Bom Juá, Mangabeira e Voluntários da Pátria.

Até o momento, os bairros com maior acúmulo de chuvas foram Liberdade/Vila Sabiá (308 mm), Calçada (306 mm), Pituba/Parque da Cidade (293,6 mm), Bom Juá (291,6mm), Cidade Baixa/Monte Serrat (284,6 mm) e Capelinha/Vila Picasso (284,4 mm).

As fortes chuvas entre o domingo (7) e a segunda-feira (8) também levantaram alertas de deslizamentos e quedas de árvores na capital. Na madrugada de hoje, parte de uma garagem desabou nos Barris e deixou ao menos duas pessoas feridas.