Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Segunda-feira é marcada por forte chuva e transtornos em diversos pontos de Salvador

Cidade

Segunda-feira é marcada por forte chuva e transtornos em diversos pontos de Salvador

O bairro do IAPI acumula o maior milímetro de chuva, com 188, seguido por Nova Brasília, com 169 mm, e 167,8 mm em Pernambués O Sistema de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador acionou alerta em 14 localidades nesta segunda-feira

Segunda-feira é marcada por forte chuva e transtornos em diversos pontos de Salvador

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 08 de abril de 2024 às 17:16

Atualizado: no dia 08 de abril de 2024 às 19:30

A chuva que atinge Salvador desde a manhã desta segunda-feira (8) tem causado transtornos em diversos pontos da capital. Até as 19h30, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) já havia registrado 392 ocorrências, a maioria de deslizamento de terra. 

Os motoristas que precisaram entrar ou sair da Rua do Mocambo, no bairro do Trobogy, também enfrentam as consequências das chuvas na capital por causa da queda de uma árvore. Ao Metro1, a Secretaria Municipal de Manutenção informou que está fazendo a retirada no local. No final da tarde desta segunda, também foi registrado um deslizamento de terra ao lado do ponto de ônibus que fica na Estação Tamburugy de Metrô, na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), no sentido Aeroporto, na altura do Bairro da Paz.

Após as fortes chuvas em Salvador, mais de mil alunos tiveram as aulas suspensas para que as escolas pudessem servir de abrigo para as vítimas das chuvas. Segundo a Secretaria Municipal da Educação, as Escolas Municipais Leovícia Andrade, a ACM, a Municipal Carvalho Guedes, a Pirajá da Silva, a Coração de Jesus e a Escola Municipal Eufrosina Miranda estão à disposição da população desabrigada e de pessoas que moram em áreas com risco de deslizamento de terra.

A travessia Salvador/Mar Grande também foi suspensa devido às condições adversas de navegação e mar agitado na Baía de Todos-os-Santos. O transporte não opera desde meio-dia de domingo (7), por recomendação da Capitania dos Portos. As escunas de turismo que fazem passeios pelas ilhas também estão fora de operação.  Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), ainda não há previsão para a retomada dos serviços. Já a travessia Salvador/Morro de São Paulo operou com com conexão em Itaparica e o percurso durou uma hora a mais que a viagem direta.

E até um jacaré foi resgatado dentro de do Condomínio Jardim de Alah, em Areia Branca, no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com moradores do local, o animal foi encontrado em uma das áreas comuns do condomínio, que é formada por diversos prédios. Ninguém ficou ferido. A Companhia de Proteção Ambiental (Coppa) foi acionada e fez o resgate.

O Sistema de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador acionou alerta em 14 localidades: Mamede, Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira 1, Mangabeira 2, Calabetão, Vila Picasso, Creche, Moscou, Voluntários da Pátria, Baixa do Cacau, Bosque Real e Olaria. O acumulado de chuvas em oito dias do mês já ultrapassou a média prevista para todo o mês de abril em Salvador. Segundo a Defesa Civil da capital, a Codesal, nas últimas 72h já choveu mais de 150 milímetros, o que fez com que o órgão mudasse para "nível alerta máximo" a situação causada pelas chuvas na cidade.