Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

1º Hospital Veterinário de Salvador registra mais de mil atendimentos em 15 dias

Cidade

1º Hospital Veterinário de Salvador registra mais de mil atendimentos em 15 dias

Em média, 60 atendimentos são realizados diariamente, na maioria das vezes, em cães

1º Hospital Veterinário de Salvador registra mais de mil atendimentos em 15 dias

Foto: Valter Pontes/Secom

Por: Metro1 no dia 10 de abril de 2024 às 15:53

Desde o primeiro dia de atendimento, no dia 26 de março, o Hospital Municipal Veterinário de Salvador, em Canabrava, registrou aproximadamente 1.100 atendimentos entre cães e gatos até esta última semana. Cerca de 60 a 70 animais foram atendidos por dia, desde a inauguração da unidade de saúde. 

Entre as enfermidades estão sarna, bicheira, fraturas e outros problemas comuns aos estimados bichinhos. Desde as consultas, até os exames ou tratamentos emergenciais, tudo é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Salvador, sob coordenação da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis). A maioria dos atendimentos são realizados em cães.

Segundo a diretora de Proteção Animal da Secis, Michelle Holanda, são diariamente distribuídas 40 senhas, além dos atendimentos por urgência e emergência. Além disso, cada tutor pode levar um animal por dia. 

“No caso de quem possui mais animais, um dia ele deve trazer o caso mais grave, no outro dia, o segundo mais grave e assim por diante. O limite mensal não é estabelecido, mas diariamente é pedido que se traga um animal por CPF cadastrado. Para ser atendido, é preciso obter as senhas, que são distribuídas diariamente a partir das 8h”.

Os casos passam por triagem para verificar uma a gravidade do problema. Em situações de menor urgência e sem emergência, os donos são orientados a retornar no dia seguinte e pegar nova senha. 

Holanda destaca que neste período foi possível observar a necessidade do serviço para a população da capital. “Vemos que a demanda da cidade ainda é muito alta. Então, neste momento, esperamos acolher de perto o máximo de casos que chegarem à unidade”.