Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 24 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Previsão para quinta-feira é de chuva moderada em Salvador; Codesal mantém nível de alerta para deslizamentos

Cidade

Previsão para quinta-feira é de chuva moderada em Salvador; Codesal mantém nível de alerta para deslizamentos

Segundo a Defesa Civil, a quinta-feira pode ter céu nublado e 60% de chances de chuvas

Previsão para quinta-feira é de chuva moderada em Salvador; Codesal mantém nível de alerta para deslizamentos

Foto: Reprodução/Micarla Souza/Pinterest

Por: Metro1 no dia 17 de abril de 2024 às 18:40

A capital baiana registrou fortes chuvas nesta quarta-feira (18). A previsão para amanhã (18) é de céu parcialmente nublado com chances de até 60% de chuvas fracas a qualquer hora do dia. As regiões que mais acumularam chuvas nas últimas 24 horas foram na Cidade Baixa-Monte Serrat, (54,8 mm), Liberdade-Vila Sabiá (53,6 mm), Brotas (51,4 mm), Calçada (51 mm) e Parque da Cidade (50 mm). Os dados são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil.

Segundo a Defesa Civil (Codesal), a cidade está em “Nível de Alerta” para os riscos de deslizamentos de terra e previsão de continuidade de fortes chuvas. A sirene de alerta foi acionada nesta manhã na comunidade Olaria, em Sete de Abril, após registro de chuvas acima de 150 mm em 72 horas na região. Em caso de emergência, a população deve ligar imediatamente para o telefone gratuito 199. 

Ocorrências

A Codesal registrou 214 ocorrências nesta quarta (17), a maioria delas foi sobre ameaça de deslizamentos (38) e ameaças de deslizamentos (37). 

O vento forte deixou três árvores caídas na Estrada do Derba, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE); na Boca do Rio, na região do Curralinho; e no bairro do Itaigara, na Rua Reitor Macedo Costa. Equipes da Secretaria de Manutenção de Salvador foram acionadas para fazer a retirada dos galhos.

Ainda alguns pontos de alagamento foram registrados nas primeiras horas do dia. Estrada do Curralinho, Avenida San Martin, Avenida Antonio Carlos Magalhães (região da Rodoviária), Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), Avenida Heitor Dias, Avenida Oscar Pontes e Avenida Luís Eduardo Magalhães são algumas delas.

O plantão da Codesal permanece 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. A Codesal também emite alerta via SMS para os moradores de áreas de risco, basta enviar uma mensagem para 40199 e informar o número do CEP da região. A partir disso, os boletins de alerta da Defesa Civil serão enviados. O serviço é gratuito.