Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Novo Núcleo de Atendimento à criança e Adolescente com TEA é inaugurado em Salvador

Cidade

Novo Núcleo de Atendimento à criança e Adolescente com TEA é inaugurado em Salvador

Local funciona nas instalações do CIAC e pode ser acessado tanto pelo telefone do NACPC quanto presencialmente

Novo Núcleo de Atendimento à criança e Adolescente com TEA é inaugurado em Salvador

Foto: Daniel Silva/Seades

Por: Metro1 no dia 19 de abril de 2024 às 18:40

O novo Núcleo de Atendimento à criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi inaugurado nesta sexta-feira (19). O espaço, criado durante a ampliação do Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC), ofererá 200 vagas de atendimento gratuitamente.

O local funciona nas instalações do Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC) e pode ser acessado tanto pelo telefone do NACPC (71 99376-8140) quanto presencialmente na recepção da instituição. O atendimento também pode ser encaminhado pelas redes de saúde primária nos bairros de Salvador na lista única de atendimento criada no Sistema Único de Saúde (SUS).

A equipe multidisciplinar conta com profissionais das áreas da saúde, educação e promoção social, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, professores, professores de informática, psicopedagogos, professor de educação física, psicólogo, enfermagem e serviço social. O núcleo passa a atender 713 pessoas, com previsão de realizar mais de 10 mil atendimentos por mês.

O local possui parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que realiza processos de formação com as famílias para que enquanto os filhos passam por tratamento, possam fazer cursos profissionalizantes enquanto esperam.