Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Confira o funcionamento dos órgãos municipais no feriado de Corpus Christi

Cidade

Confira o funcionamento dos órgãos municipais no feriado de Corpus Christi

Oexpediente nas repartições públicas municipais terá o funcionamento retomado na segunda-feira (3); confira lista

Confira o funcionamento dos órgãos municipais no feriado de Corpus Christi

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Por: Metro1 no dia 30 de maio de 2024 às 08:25

Devido ao feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (30), e o ponto facultativo na sexta-feira (31), o expediente nas repartições públicas municipais terá o funcionamento retomado na segunda-feira (3). No entanto, os serviços essenciais para a população serão mantidos durante o período.

Trânsito 

Durante o feriado, os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas. O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também vai monitorar o tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitzes de Lei Seca também serão realizadas normalmente.

Nos casos de notificações com vencimentos nos dias 30 e 31 de maio, a data limite será prorrogada automaticamente para o primeiro dia útil seguinte. Os setores de liberação de veículos custodiados não funcionam na quinta, voltando os atendimentos na sexta-feira das 9h às 17h, e no sábado também há atendimentos das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Comércio informal - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) seguirá com ações de ordenamento do comércio informal na cidade durante o feriado.

Já a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) e a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) darão suporte técnico aos serviços prestados ao cidadão, a exemplo da plataforma Salvador Digital, além de diversos sites e sistemas municipais.

Fazenda – Todos os postos de atendimento presencial da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) estarão fechados na quinta-feira (30). No entanto, os postos localizados na rede SAC, especificamente, funcionarão normalmente na sexta-feira (31). Durante todo o feriado, a população poderá solicitar os serviços pelo Formulário de Atendimento (FAS), pelo site.

Assistência à mulher – Espaços geridos pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira, e a Casa da Mulher Brasileira, no Caminho das Árvores, funcionarão normalmente em esquema 24h.

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) manterá agentes de plantão, realizando ações de proteção dos equipamentos públicos e fiscalização dos serviços municipais.

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) atuará no feriadão com reforço no efetivo, em especial nesta quinta-feira (30) e no domingo (2), com ampliação do efetivo nas praias. Em todos dos dias, o órgão seguirá com todos os postos ativados, além de rondas e, em caso de necessidade, utilização dos quadriciclos e motos aquáticas para salvamento.

Estabelecimentos e poluição sonora – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização no feriado, em regime de plantão, com o objetivo de fiscalizar a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. As denúncias de poluição sonora devem ser feitas através do Fala Salvador 156 ou pelo Aplicativo Sonora Salvador. Na quinta (30) e na sexta-feira (31), o atendimento presencial está suspenso.

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) fará a coleta regular de resíduos na cidade durante o feriado.

Ouvidoria – A Ouvidoria Geral do Município (OGM) segue com o registro de atendimento das demandas dos cidadãos em esquema 24h, através do telefone 156 ou no portal.

Manutenção – O setor administrativo da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) não funcionará, mas equipes estarão disponíveis para atendimentos emergenciais, dentro da Operação Chuva.

Desal – Equipes da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador irão atuar até domingo (5), em caráter de plantão, em diversas praças em construção e recuperação, além do complexo de passarelas do BRT.

Espaços culturais – A Casa do Rio Vermelho, Cidade da Música da Bahia, Casa do Benin, Casa do Carnaval e espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé das Artes não funcionarão no dia 1º de maio, retornando às atividades na quinta-feira (2), às 10h.

Hospital Veterinário e parques – O Hospital Veterinário de Salvador estará fechado no dia 30, abrindo normalmente dia 31. Os parques têm funcionamento normal no dia 30 e 31, sendo que o Jardim Botânico funcionará das 8h às 14h no sábado (1º). 

Assistência social – Os técnicos do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), que realizam busca ativa de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e /ou social, e identificam nos territórios a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outros, estarão atuando no período, bem das Unidades de Acolhimento Institucional (UAI).