
Cidade
Prefeitura de Salvador alcança emissão de 5,2 mil carteiras de identificação para pessoas com autismo
A CIPTEA é ofertada gratuitamente e possibilita identificar a população com Transtorno Espectro Autista (TEA) em espaços públicos e privados

Foto: Otávio Santos/ Secom
A Prefeitura de Salvador já emitiu 5,2 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) desde o lançamento, em junho do ano passado. Para a obtenção do documento, é necessário apresentar laudo médico, uma foto, documento de identificação e comprovante de residência. A validade da carteira é de cinco anos.
A CIPTEA é ofertada gratuitamente e possibilita identificar a população com Transtorno Espectro Autista (TEA) em espaços públicos e privados, viabilizando o atendimento prioritário, evitando o constrangimento para as pessoas com TEA e suas famílias. A carteira é um direito previsto pela Lei Romeo Mion (13.977/2020).
O documento pode ser solicitado na Sempre, na sede do órgão que fica localizado na Rua Miguel Calmon, nº 18 – Comércio, em parceria com Semit, de forma gratuita, e sem necessidade de agendamento. A requisição também pode ser feita também pela internet, através do portal www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br. Após o requerimento, a carteira é emitida no prazo de 30 dias e pode ser retirada na Sempre ou enviada por e-mail.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.