Domingo, 04 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Prefeitura de Salvador alcança emissão de 5,2 mil carteiras de identificação para pessoas com autismo

Cidade

Prefeitura de Salvador alcança emissão de 5,2 mil carteiras de identificação para pessoas com autismo

A CIPTEA é ofertada gratuitamente e possibilita identificar a população com Transtorno Espectro Autista (TEA) em espaços públicos e privados

Prefeitura de Salvador alcança emissão de 5,2 mil carteiras de identificação para pessoas com autismo

Foto: Otávio Santos/ Secom

Por: Metro1 no dia 07 de junho de 2024 às 10:29

A Prefeitura de Salvador já emitiu 5,2 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) desde o lançamento, em junho do ano passado. Para a obtenção do documento, é necessário apresentar laudo médico, uma foto, documento de identificação e comprovante de residência.  A validade da carteira é de cinco anos. 

A CIPTEA é ofertada gratuitamente e possibilita identificar a população com Transtorno Espectro Autista (TEA) em espaços públicos e privados, viabilizando o atendimento prioritário, evitando o constrangimento para as pessoas com TEA e suas famílias. A carteira é um direito previsto pela Lei Romeo Mion (13.977/2020). 

 O documento pode ser solicitado na Sempre, na sede do órgão que fica localizado na Rua Miguel Calmon, nº 18 – Comércio, em parceria com Semit, de forma gratuita, e sem necessidade de agendamento. A requisição também pode ser feita também pela internet, através do portal www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br. Após o requerimento, a carteira é emitida no prazo de 30 dias e pode ser retirada na Sempre ou enviada por e-mail.