Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

FGM divulga programação para festividades do Dois de Julho em Salvador; confira

Cidade

FGM divulga programação para festividades do Dois de Julho em Salvador; confira

Os eventos irão celebrar a Independência da Bahia entre os dias 29 de junho e 14 de julho

FGM divulga programação para festividades do Dois de Julho em Salvador; confira

Foto: Bruno Concha/Secom

Por: Metro1 no dia 18 de junho de 2024 às 18:41

A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Matos (FGM), preparou uma programação para o “Dois de Julho: Povo Independente”, que celebra a independência da Bahia, entre os dias 29 de junho e 14 de julho. As festividades são iniciadas com a Estreia do Espetáculo de Dança do Balé Folclórico da Bahia: “Ao pé do Cabloco”, na Praça Dois de Julho no Campo Grande.

Novamente, o tradicional Fogo Simbólico visita às cidades que participaram da independência com saída no domingo (30) às 7h, com o destino a Pirajá. O roteiro que sai do leste do recôncavo baiano contempla as cidades de Cachoeira com escalas em Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho.

Já do norte, a chama cívica deixa Salvador no fim da tarde de quinta-feira (29), em direção à Mata de São João completando o caminho de volta passando por Dias D'Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho, chegando em Pirajá juntamente com a comitiva vinda do leste. Em seguida, vai para o Largo do Campo Grande (Dois de Julho), onde o acendimento da pira acontecerá no dia 02 de julho. 

Confira a programação: 

  • Segunda-feira (1º) - Celebração do Te Deum, na Igreja da Catedral da Sé, Terreiro de Jesus; Apresentação do Cortejo Afro, no Largo do Pirajá e o segundo dia de apresentação do Espetáculo de Dança “Ao Pé do Caboclo”, no Campo Grande.

 

  • Terça-feira (2) - Queima de fogos no Largo da Lapinha; Cerimônia cívica com banda de música da Marinha do Brasil; Desfile Cívico; Homenagem aos Heróis da Independência; Cortejo da Avenida Sete de Setembro; Concurso de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete; Encontro de Filarmônicas; Show do Cantor Gerônimo e Banda Mont Serrat, em Homenagem ao 2 de Julho, no Palco Campo Grande.

 

  • Quinta-feira (4) -  Apresentação do Coral da Cidade; Show da artista Mariene de Castro, também no Campo Grande. 

 

  • Sexta-feira (5) - Volta da Cabocla com a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô. Às 20h, o Largo da Lapinha recebe o Samba de Caboclo. 

As programações são encerradas no dia 12 e 14/07 com tradicional Festa de Labatut, no final de Linha de Pirajá.