
Cidade
Com encerramento nesta sexta-feira, Conferência da Diáspora discute pan-africanismo
Representantes de cerca de 50 países participam do evento realizado em Salvador

Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Líderanças, pesquisadores e representantes do governo se reúnem em Salvador para Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que se encerra nesta sexta-feira (30). Na quinta-feira (29), os participantes discutiram temas como pan-africanismo, memória, restituição, reparação e reconstrução na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde ocorreu a cerimônia de abertura do evento.
“Nós estamos querendo construir uma alternativa para a humanidade. É isso que está em jogo aqui. Nós acreditamos que é possível, a partir das nossas experiências de lutas e sobrevivência. Os nossos países foram vítimas do colonialismo e, portanto, tem o racismo nas nossas culturas sociais. Se nós conseguimos sobreviver a tudo isso, se os nossos ancestrais nos permitiram vir até aqui, é porque nós podemos avançar muito mais”, disse o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, que discursou no primeiro dia do evento.
O evento ainda conta com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; Ângela Guimarães, secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi); reitor da Ufba, Paulo Miguez, o ministro das Relações Exteriores, da Integração Regional e dos Togoleses no Exterior, Robert Dussey, e o presidente do Instituto Brasil África, João Bosco.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.