Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 06 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Padaria do Santo Antônio Além do Carmo fecha e especula-se estacionamento no local

Cidade

Padaria do Santo Antônio Além do Carmo fecha e especula-se estacionamento no local

Os boatos que correm em grupos de whatsapp, esquinas e mesas de bar ainda não foram confirmados pelo proprietário

Padaria do Santo Antônio Além do Carmo fecha e especula-se estacionamento no local

Foto: James Martins / Metropress

Por: James Martins no dia 12 de setembro de 2024 às 09:30

O Santo Antônio Além do Carmo parece ter mudado de patamar: de canto escondido do Centro Histórico a xodó das classes médias, semi-artistas e abastados. Um dos efeitos do interesse repentino, incentivado por vários fatores, inclusive uma novela da Globo encenada no bairro ("O Segundo Sol", 2018) é a forte especulação imobiliária e a alteração de características do local, com a substituição de várias residências por estabelecimentos comerciais.

Há pouco menos de um mês, a Panificadora Santo Antônio, localizada na Rua Direita, n° 77, fechou as portas. Naquele mesmo local funcionou, durante décadas, a padaria e confeitaria Flor do Santo Antônio. O fechamento atual, porém, dá lugar a inúmeras especulações entre os moradores do bairro, seja nas ruas, nos botecos ou em grupos de whatsapp. A mais frequente delas é a de que a padaria seja substituída por um estacionamento.

"O alemão que é o dono do imóvel também comprou uma casa nos fundos, já na Rua dos Adôbes. Com isso, ele vai ampliar o espaço e fazer dali um estacionamento", diz um comerciante local que prefere não se identificar.

Já o marchand Dimitri Ganzelevitich, morador do Santo Antônio desde a década de 1970, não acredita nisso. "O espaço interno é muito grande, até daria para estacionamento, mas não acredito", diz ele em conversa com o Metro1. Sobre o fechamento do estabelecimento, essencial na configuração de todo bairro, Dimitri acredita que é algo temporário e que em breve outra será aberta: "A falta de padaria é passageira. Estou convencido que outra abrirá em breve. O bairro precisa agora de uma excelente padaria, tipo Perini dos tempos antigos", destaca. 

Porém, ele também enxerga com certa preocupação o movimento atual de ocupação. "Com a descoberta do bairro de Santo Antônio por globais, artistas famosos e 'gente fina', era previsível. O bairro hoje se encontra em curiosa dicotomia social. Do lado do mar, os recém-chegados abonados, que vêm passar longos fins de semana até serem atraídos por novos horizontes, como aconteceu com Praia do Forte e Morro de São Paulo. Do lado privado da vista sobre a baía, classe média baixa, aquela que precisa trabalhar onze meses por ano. Ou mais. E nas ruas escondidas e quase faveladas, os anônimos. Mas a dinâmica do bairro não vai parar tão rápido", afirma.

Até o momento, a reportagem não conseguiu contato com o "alemão", proprietário do imóvel onde funcionou a panificadora, e de outros no mesmo bairro, para uma confirmação do destino a ser dado ao número 77 da Rua Direita de Santo Antônio. Com o fechamento, a padaria mais próxima do Santo Antônio é a que funciona dentro do mercadinho Nutrilar, na rua Siqueira Campos, Barbalho, e a da Baixa dos Sapateiros.