Cidade
Repórter Metropole: Fonte da Praça da Sé está desativada há um ano e é alvo de vandalismo
Fonte está desativada desde de 2023, logo após servir como base para uma árvore de Natal em evento da Coca-Cola
Foto: Reprodução/Metropress
Ponto turístico do Centro Histórico de Salvador, a Fonte da Praça da Sé, chamada pela prefeitura de fonte cibernética, está desativada desde de 2023, logo após servir como base para uma árvore de Natal em evento da Coca-Cola. A equipe do Repórter Metropole esteve no local e observou que o equipamento teve sua estrutura subtraída e é alvo de atos de vandalismo.
Quem vai ao local encontra hoje a fonte vazia, acumulando poças de água, com pichação, granito quebrado e fiação roubada. Tudo isso na Praça da Sé, uma das mais importantes da cidade.
Em 2021 a fonte passou por uma reforma e nela foram investidos cerca de 240 mil reais. A Diretoria de Iluminação Pública (DSIP), responsável pela manutenção da estrutura, confirmou ao Metro1 que a estrutura foi alvo de vandalismo e informou que esse foi o motivo para a necessidade do isolamento isolamento.
Ainda em nota, a diretoria informou que a fonte deve ficar dessa forma até a montagem da estrutura do Natal de 2024. Isso significa um ano sem funcionamento após dois anos da estrutura parada para reparo. Um projeto de requalificação da praça está em andamento e nele deve ser decidido se haverá uma reforma ou desativação da fonte de acordo com os custos que ela causa aos cofres da prefeitura.
Confira o Repórter Metropole:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.