Cidade
Prazo para cadastramento de ambulantes nas festas populares de Salvador termina nesta quinta-feira

Receita Federal já soma 11 mil canetas de Mounjaro apreendidas nos aeroportos brasileiros desde fevereiro de 2024
Foto: Divulgação
A Receita Federal apreendeu 60 canetas do medicamento Mounjaro no Aeroporto Internacional de Salvador nesta quarta-feira (23). O medicamento, utilizado para emagrecimento, foi encontrado na bagagem de um passageiro de 21 anos, de nacionalidade francesa, que chegou a Salvador em um voo procedente de Lisboa. A apreensão foi realizada após a análise do perfil do passageiro e o uso de scanner para inspecionar a mochila.
Com essa apreensão, a Receita Federal já soma 11 mil canetas de Mounjaro apreendidas nos aeroportos brasileiros desde fevereiro de 2024, sendo 5 mil delas em 2025. O valor estimado das 60 canetas apreendidas em Salvador é de R$ 300 mil. O Mounjaro, à base de Tirzepatida, é regulamentado pela ANVISA apenas para importação pessoal, mediante receita médica, e sua comercialização no Brasil é proibida.
Além de ser transportado de maneira inadequada, sem refrigeração, o que compromete sua eficácia e pode representar riscos à saúde, o caso será encaminhado ao Ministério Público para investigação criminal. A Receita Federal reforçou seu compromisso no combate ao comércio ilegal de medicamentos, que coloca a saúde da população em risco.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.