
Cidade
Salvador registra 8 ameaças de deslizamento durante chuvas intensas, informa codesal
Além das ameaças de deslizamento, a Codesal também registrou outros tipos de riscos, como ameaças de desabamento e quedas de árvores

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
As fortes chuvas que atingiram Salvador na madrugada e manhã desta sexta-feira (2) resultaram em 8 novas notificações de ameaça de deslizamento de terra, segundo dados da Defesa Civil de Salvador (Codesal). As notificações foram registradas nos bairros Cajazeiras, Pau da Lima, Valéria e Liberdade, com maior concentração de alertas na Liberdade, que registrou 4 ocorrências. Além das ameaças de deslizamento, a Codesal também registrou outros tipos de riscos, como ameaças de desabamento e quedas de árvores.
O total de notificações entre 0h e 8h14 foi de 17, com destaque para 3 casos de ameaça de desabamento, 2 de árvores ameaçando cair, além de registros de avaliação de áreas e orientações técnicas. A Defesa Civil informou que as chuvas seguem intensas durante todo o dia e há previsão de continuidade até o final da semana, com risco de novos deslizamentos e alagamentos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja para a capital baiana, devido às condições meteorológicas adversas, com volumes de chuva que podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos fortes de até 100 km/h. A Codesal orienta a população a permanecer atenta aos riscos e seguir as recomendações de segurança.
Conforme o boletim do órgão, as principais ocorrências foram:
8 ameaças de deslizamento
4 ameaças de desabamento
5 solicitações de avaliação de área
2 árvores ameaçando cair
1 árvore caída
1 deslizamento de terra confirmado
1 solicitação de orientação técnica
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.