
Cidade
Chuvas diminuem em Salvador; trégua está prevista para sábado
Apesar da intensidade, o volume da chuva começou a diminuir nos últimos dias

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Salvador tem enfrentado uma sequência de chuvas intensas nos últimos dias, com acumulados elevados em várias áreas. De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil (Codesal), divulgado na manhã de quarta-feira (7), bairros como Barro Duro, Ilha de Bom Jesus dos Passos e Coutos tiveram acumulados superiores a 200 mm em 96 horas. No acumulado do mês, Barro Duro já ultrapassa a média histórica de maio, com 394 mm de precipitação.
Apesar da intensidade das chuvas, o volume da chuva começou a diminuir nos últimos dias. Nas últimas 6 horas, os maiores volumes registrados ficaram entre 4,6 mm e 6,8 mm, bem abaixo dos valores das 24 horas anteriores. A Defesa Civil continua em alerta, monitorando os impactos, como alagamentos e deslizamentos, que ainda afetam a cidade.
O clima instável deve persistir até sexta-feira (9), com chuvas fracas a moderadas, a previsão é de uma trégua a partir de sábado (10). O tempo deve melhorar com céu parcialmente nublado e chuvas isoladas. As temperaturas devem variar entre 24°C e 30°C, e a previsão é de tempo firme no domingo (11).
A cidade segue em estado de alerta, com sirenes acionadas em diversas comunidades após a Codesal identificar acumulados superiores a 150 mm nas últimas 72 horas. A população deve continuar atenta, especialmente em áreas de risco, e pode acionar o serviço de emergência pelo telefone 199.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.