
Cidade
Alistamento militar feminino acontece nas Prefeituras-Bairro de Salvador
Mulheres podem escolher entre Exército, Marinha ou Aeronáutica

Foto: Divulgação/Exército Brasileiro
As mulheres que completam ou já completaram 18 anos em 2025 têm até junho para se alistar nas Forças Armadas. Em Salvador, o alistamento pode ser feito até o dia 17 de junho nas unidades da prefeitura-bairro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Para realizar o alistamento, é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência na cidade. O processo é feito por ordem de chegada, com distribuição de senhas.
Até a sexta-feira, 16, 154 mulheres já haviam se alistado, com destaque para as unidades da Liberdade (54 alistamentos), Barra-Pituba (32) e Pau da Lima (17). As candidatas podem escolher entre o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica. A seleção considera aptidão, vagas disponíveis e requisitos específicos de cada Força.
O processo inclui alistamento, seleção geral, seleção complementar, designação e, finalmente, incorporação. O serviço tem duração inicial de 12 meses e pode ser prorrogado por até oito anos. Durante o período, as alistadas recebem remuneração, auxílio-alimentação, contagem de tempo para aposentadoria e licença-maternidade.
As Forças Armadas também oferecem capacitação profissional em diversas áreas, ampliando as oportunidades para as mulheres incorporadas. O alistamento representa uma chance para o ingresso em uma carreira pública, com benefícios e estabilidade.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.