Segunda-feira, 07 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Requalificação do Solar Boa Vista começa com ações de manutenção e licitações previstas para este ano

Cidade

Requalificação do Solar Boa Vista começa com ações de manutenção e licitações previstas para este ano

Projeto prevê requalificação completa do espaço no Engenho Velho de Brotas

Requalificação do Solar Boa Vista começa com ações de manutenção e licitações previstas para este ano

Foto: Metropress/Tácio Moreira

Por: Ismael Encarnação no dia 07 de julho de 2025 às 11:00

O processo de requalificação do Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, já está em andamento. Segundo informou a Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) ao Metro1, os serviços de manutenção do jardim e áreas verdes já foram iniciados e duas licitações já estão previstas para 2025: uma para contenção das ruínas do casarão e outra, por Concurso Nacional de Arquitetura promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), para escolha do projeto de restauro e paisagismo. A proposta é transformar o espaço no Parque de Economia Criativa da Bahia. 

Após o processo de reaproveitamento, o Solar Boa Vista deve contar com salas de ensaio, áreas para artes performativas e outros espaços de fomento à economia criativa. Segundo o Governo da Bahia, a previsão de investimento inicial, ainda para este ano, é de R$ 5 milhões. Tombado desde 1941 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o imóvel está fechado desde o incêndio de 2013 e acumula mais de uma década de promessas e disputas entre governantes. 

Impasses históricos que emperram a obra

Ao longo dos últimos anos, o Solar foi alvo de diversas propostas não executadas. Em 2019, a promessa era transformá-lo em uma central de diagnóstico por imagem. Em 2022, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia propôs instalar no local o Museu da Libertação. Laudos da Defesa Civil indicaram risco de colapso, e o Iphan chegou a considerar ação judicial pelo abandono do bem.

Nova chance para resgatar um símbolo da cidade

O atual projeto representa uma tentativa de romper com o ciclo de abandono do prédio que já foi residência de Castro Alves e chegou a ser sede da Prefeitura de Salvador. A expectativa é que a criação do parque fomente a cultura e a economia criativa na capital, tornando o espaço uma referência para formação artística e uso comunitário. A execução, no entanto, ainda depende do cumprimento de prazos e da superação dos entraves burocráticos.

O que segue em funcionamento no espaço

Apesar da degradação do entorno, parte do complexo segue funcionando. Desde setembro de 2023, o Cine Teatro Solar Boa Vista passou a abrigar os ensaios da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), durante a reforma do Teatro Castro Alves. O governo estuda um novo modelo de gestão para garantir o uso contínuo do espaço requalificado.