
Cidade
Salvador passa a aplicar nova vacina do SUS em mais de 100 pontos da cidade
Vacina Meningocócica ACWY é oferecida como reforço para crianças de 12 meses em unidades de saúde da cidade

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A partir deste mês, crianças de 12 meses em Salvador passam a receber a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço no esquema vacinal oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A vacina está disponível em todas as 162 salas de vacinação da cidade, visando ampliar a proteção contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria causadora da meningite.
A mudança foi estabelecida pela Nota Técnica nº 77/2025 do Ministério da Saúde e substitui a vacina meningocócica C, que era usada como reforço aos 12 meses. A nova vacina ACWY já era oferecida para adolescentes de 11 a 14 anos, e agora sua aplicação se estende para as crianças, ampliando a proteção contra a doença de forma gratuita no SUS.
Os responsáveis devem levar as crianças à unidade de saúde com a caderneta de vacinação e um documento de identificação. Se a criança já tiver tomado a dose de reforço com a vacina meningocócica C, ela não será elegível para a ACWY. No entanto, se não tiver recebido a dose de reforço, poderá tomar a nova vacina, garantindo uma proteção mais ampla contra a meningite.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.