Cidade
Imagem do Senhor do Bonfim será conduzida em procissão histórica nesta sexta-feira em Salvador

Serviço de manutenção da Embasa começa às 3h da manhã e vai mobilizar 500 profissionais em estações, reservatórios e redes distribuidoras
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
A Embasa vai suspender o fornecimento de água em Salvador e outros 13 municípios da Região Metropolitana e Recôncavo a partir das 3h da manhã da próxima terça-feira (5) para realizar uma grande operação de manutenção preventiva no sistema de distribuição.
Segundo a empresa, a ação vai envolver cerca de 500 profissionais distribuídos em 50 equipes, com intervenções simultâneas em estações de tratamento, reservatórios e diversos pontos da rede distribuidora.
“São serviços muito importantes, que precisam ser realizados com o sistema parado, sem fluxo de água. Este conjunto de ações foi planejado e tem caráter preventivo, visando evitar paradas emergenciais futuras”, afirmou Joana Rolemberg, diretora de Operações da Embasa na RMS.
Ela acrescentou que será um esforço concentrado para garantir mais segurança hídrica: “A execução simultânea de manutenções e serviços de melhoria vai garantir maior confiabilidade e segurança para os sistemas”.
Entre as ações previstas estão a ligação de uma derivação da adutora principal até o reservatório da Gomeia, em São Caetano; melhorias nos equipamentos de bombeamento que captam água em Pedra do Cavalo e Joanes 2; substituição de válvulas e registros na estação de tratamento de água de Candeias (ETA Principal); revisão das instalações elétricas e limpeza geral das estruturas e intervenções na captação da barragem de Pedra do Cavalo, que abastece parte da região.
A previsão é que o serviço seja concluído na noite do mesmo dia, quando terá início a retomada do abastecimento, gradualmente. A Embasa explica que o processo exige o reinício da captação, tratamento e distribuição de água com pressão suficiente para atingir os pontos mais altos e distantes da rede.
Áreas afetadas
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.