
Cidade
Campeã olímpica, Rebeca Andrade anuncia aposentadoria do solo
Atleta foca em outros aparelhos e se prepara para os Mundiais de 2026 e 2027, de olho nos Jogos de Los Angeles 2028

Foto: Alexandre Loureiro/COB
A ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica do Brasil, revelou nesta terça-feira (12), durante palestra na Rio Innovation Week (RIW), que não competirá mais no solo, modalidade que causa maior impacto físico.
Aos 21 anos de carreira e com cinco cirurgias no joelho e nos pés, Rebeca explicou que a decisão é estratégica para prolongar sua trajetória no esporte. Apesar disso, a atleta pretende participar do Mundial de Ginástica Artística deste ano, em outubro, na Indonésia, mas seu foco principal está nos Mundiais de 2026 e 2027, especialmente este último, que garantirá vaga para os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles.
A atleta reforçou que, ao abandonar o solo, poderá manter sua saúde física e mental, garantindo treinamentos mais longos e eficientes nos demais aparelhos. “Foram cinco cirurgias no joelho, uma em cada pé. (Parar de fazer o solo) vai me fazer continuar treinando por mais tempo. Eu sei que vocês amam quando eu faço solo, mas ainda posso mostrar muito nos outros aparelhos", afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.