Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Após cobrança de shopping, mercado exige consumo mínimo para estacionamento

Cidade

Após cobrança de shopping, mercado exige consumo mínimo para estacionamento

Após cobrança em estacionamentos dos shoppings centers de Salvador, estabelecimentos comerciais estão começando a adotar práticas semelhantes. [Leia mais...]

Após cobrança de shopping, mercado exige consumo mínimo para estacionamento

Foto: Google Street View / Reprodução

Por: Gabriel Nascimento no dia 30 de junho de 2015 às 10:31

Após cobrança em estacionamentos dos shoppings centers de Salvador, estabelecimentos comerciais estão começando a adotar práticas semelhantes, segundo reportagem do A Tarde. Devido a alta procura, a gerência do Hiper Bompreço da Av. ACM, por exemplo, passou a solicitar cupons fiscais de quem utiliza uma das 1.250 vagas.


Logo na entrada do estacionamento do supermercado, o motorista é informado de que precisa consumir para ter direito à vaga. De acordo com funcionários da empresa Salvador Parking, que operam no local desde segunda-feira (29), existe tolerância de apenas 30 minutos. Passado este prazo, é necessário realizar compras de, no mínimo, R$ 40 para permanecer na vaga por até uma hora, e acima de R$ 40 para ocupar de uma até três horas. Os motoristas estariam, inclusive, sendo alertados para o risco de reboque do veículo caso ultrapassassem o limite de três horas. A mesma postura é adotada no  Bompreço do Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão.


Em nota, o Bompreço negou que esteja rebocando veículos ou orientando em relação ao reboque. A empresa disse também que a medida de avisar sobre a exigência de consumo visa facilitar o acesso dos clientes às vagas disponíveis uma vez que coíbe o uso indevido do estacionamento. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) afirmou por meio de assessoria que não possui parceria com o estabelecimento para a remoção de veículos.

Conforme o diretor de fiscalização da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon), Iratan Vilas Boas, "Não importa se a cobrança é feita direta ou indiretamente, é preciso ter licença. Se soubermos que os clientes estão sendo cobrados, fiscalizaremos o local". Ele ressaltou que o reboque de veículos não é autorizado porque o Hiper Bompreço não tem competência para isso.