
Política
Lula liga para Macron, critica tarifas dos EUA e reforça diálogo por acordo Mercosul-UE
Lula repudiou as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, classificando-as como “injustificadas”

Foto: Fabio Charles Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Lula (PT) telefonou nesta quarta-feira (20) para Emmanuel Macron, presidente da França, em uma conversa de quase uma hora. Durante o diálogo, Lula repudiou as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, classificando-as como “injustificadas” e informando que o país já recorreu à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as medidas.
Lula e Macron também trataram do Acordo Mercosul-União Europeia, com o compromisso mútuo de avançar nas negociações ainda neste semestre, durante a presidência brasileira do bloco. O brasileiro reforçou que o Brasil seguirá empenhado em firmar novos acordos comerciais e abrir mercados, destacando parcerias com países como Japão, Vietnã e Indonésia.
A conversa incluiu ainda temas como a guerra na Ucrânia e a realização da COP30, prevista para ocorrer em Belém, com apoio declarado de Macron. A ligação faz parte da ofensiva diplomática de Lula, que já conversou com outros líderes, como Xi Jinping, Narendra Modi e Vladimir Putin, diante das recentes retaliações comerciais dos EUA.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.