
Cidade
Mais de 20 casarões tombados no Centro de Salvador serão restaurados para habitação social
Licitação será aberta em novembro e prevê transformar 23 imóveis em habitações sociais e residências universitárias

Foto: Manu Dias/Secom Gov do Estado
Os casarões históricos do Centro de Salvador passarão por projetos de reabilitação, revitalização e restauração. Ao todo, 23 imóveis serão contemplados. A licitação para contratar a empresa responsável pela elaboração dos projetos básicos e executivos será aberta em 17 de novembro, segundo publicação do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).
Tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (Iphan) e reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Mundial, os casarões serão destinados a habitações de interesse social e residências universitárias. A iniciativa integra a parceria Bahia-Brasil e contará com recursos do Novo PAC, da ordem de R$ 1 milhão.
O projeto também prevê estudos de patologias e diagnóstico detalhado das condições estruturais, com atenção especial às fachadas históricas. A empresa vencedora terá 120 dias, a partir da ordem de serviço, para concluir os projetos.
Projetos de restauração em Salvador
Paralelamente, outra frente de preservação está em andamento com licitação para restauração do telhado do Museu de Arte Sacra e da Igreja de Santa Teresa D’Ávila, fechados preventivamente pela UFBA após identificação de riscos estruturais.
A obra, orçada em cerca de R$ 3 milhões a partir de emenda da deputada Lídice da Mata, terá prazo de até oito meses e visa recuperar as áreas comprometidas e garantir a segurança do acervo e da edificação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.