Terça-feira, 16 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Salvador é premiada como capital com a melhor gestão financeira do Brasil

Cidade

Salvador é premiada como capital com a melhor gestão financeira do Brasil

Cidade recebeu reconhecimento por transparência, equilíbrio fiscal e nota máxima no Índice de Capacidade de Pagamento (Capag)

Salvador é premiada como capital com a melhor gestão financeira do Brasil

Foto: Divulgação- Ascom Sefaz

Por: Metro1 no dia 16 de setembro de 2025 às 18:29

A capital baiana foi reconhecida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Fazenda, pela transparência na gestão fiscal e pelo cumprimento das obrigações financeiras, ganhando o prêmio de melhor gestão financeira do país.

O reconhecimento de Salvador foi feito no III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal para Entes da Federação, realizado em Brasília. Capag A+ é o título concedido a estados e municípios que alcançam a nota máxima no Índice de Capacidade de Pagamento (Capag). 

A cidade também foi eleita a capital com os melhores dados financeiros e fiscais na categoria “Melhor Desempenho Nacional”. A pontuação subiu de 99,63% para 100% em relação ao ano anterior.

“Esse reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional é motivo de orgulho para todos nós que fazemos a gestão de Salvador. Nossa cidade tem se destacado nacionalmente não apenas pelas grandes obras, programas sociais e transformações urbanas, mas também pelo compromisso com a transparência, o equilíbrio fiscal e o uso responsável dos recursos públicos”, afirmou o prefeito Bruno Reis.

A secretária da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, também comentou o reconhecimento: “Salvador se consolida ainda mais como referência nacional em transparência e qualidade na gestão fiscal. As práticas implementadas demonstram equilíbrio e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. Consideramos a sustentabilidade fiscal essencial para continuarmos a promover o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade”, completou.