
Cidade
Estudantes da rede estadual participam de Mostra de Cinemas Africanos em Salvador
Iniciativa exibirá sete produções para mais de 500 alunos

Foto: Divulgação - Sérgio Isensee/IRDEB
Estudantes da rede estadual de Salvador participaram de uma Mostra de Cinemas Africanos. Cerca de 150 estudantes participaram da experiência, com a exibição do filme Wallay, produção realizada em Burkina Faso, no Cine Teatro 2 de Julho.
A iniciativa faz parte do projeto “Sessão escola”, promovido pela Mostra de Cinemas Africanos 2025 e parceria com o Governo do Estado da Bahia. No total, 570 estudantes da rede estadual terão acessos a sete sessões de cinema até o dia 24 de setembro, nas Salas de Arte da UFBA e do Museu, além do Cine Teatro 2 de Julho.
A coordenadora de Educação Antirracista, Relações Étnico-raciais e Diversidade da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Carla Nogueira, comentou sobre a iniciativa, “ao compreender a África na contemporaneidade, conseguimos desmistificar ideias. E a partir de uma linguagem artística, nossos estudantes têm a possibilidade de reinventar imaginários, elevar a autoestima e valorizar as produções que vêm deste importante continente”.
Ana Clara, estudante do Colégio Estadual Mestre Moa do Katendê, no Engenho Velho de Brotas, comentou que o filme é parecido com o cotidiano em bairros periféricos. “Muitas situações são semelhantes, como a das favelas e periferias. A narrativa traz a realidade daquilo que a gente passa. Por isso, agradeço pela experiência de assistir a este filme”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.