
Cidade
Açougue de Salvador é alvo de ação judicial por condições precárias de higiene e segurança
MP-BA busca responsabilização por danos coletivos e individuais aos consumidores

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou com uma ação civil pública contra o açougue Casa de Carne Boi Real, em Salvador, após a identificação de várias irregularidades graves. A ação foi movida pela promotora Joseane Suzart em 11 de setembro, com base em inspeções da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), que apontaram descumprimento das normas de higiene, saúde e segurança.
Entre os problemas encontrados estavam a ausência de alvará de saúde e licença do Corpo de Bombeiros, além de condições precárias de higiene, como freezers enferrujados e carnes penduradas de forma inadequada. Também foram identificadas falhas na exposição de informações sobre validade e preços dos produtos, além de fiação elétrica exposta. As investigações começaram em 2024.
O MP-BA destacou que o estabelecimento já havia sido notificado anteriormente, incluindo apreensão de carnes e interdição em 2015. Em 2024, o açougue foi alertado duas vezes, mas não tomou as devidas providências.
O Ministério pediu à Justiça a regularização imediata do local, com a correção dos problemas encontrados, além de multa de R$ 50 mil por danos morais coletivos, e responsabilização por danos materiais e morais aos consumidores.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.