
Cidade
Câmara de Salvador aprova reajuste de até 25% para professores da rede municipal
Plano de Carreira do Magistério inclui progressão e indenização de licenças

Foto: Rprodução- Antonio Queirós/Câmara Municipal de Salvador
A Câmara Municipal de Salvador (CMS), aprovou nesta quarta-feira (1), um projeto que prevê um reajuste de 2,5% a 25% aos professores da rede municipal da cidade. O Projeto do Plano de Carreira do Magistério Municipal, o PLC OO3/2025, foi ao plenário com seis emendas desenvolvidas entre os vereadores e o sindicato dos professores municipais.
A proposta foi ajustado em consenso entre a Secretaria Municipal de Educação e a APLB-Sindicato, incorporando emendas que ampliam o número de cargos contemplados e detalham mecanismos de progressão, promoção e funções de titulação.
O texto também possibilita a indenização das licenças-prêmio, convertendo esses direitos em pecúnia, conforme regulamentação municipal, com uma inovação na legislação da cidade.
Cláudio Tinoco (União), criticou o posicionamento dos representante da APLB-Sindicato, incluindo nominalmente o presidente Rui Oliveira. A oposição defendeu que “a mobilização da classe de trabalhadores” foram essenciais para a reorganização do processo e acordo entre a categoria e o Executivo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.