
Cidade
Prefeitura de Salvador inicia cadastro para novos alunos da rede municipal
Inscrições vão até 7 de novembro e são voltadas ao ano letivo de 2026; cadastro não garante matrícula imediata

Foto: Valter Pontes / Secom PMS
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), iniciou na quarta-feira (8) o cadastro de novos alunos para o ano letivo de 2026. O processo segue até 7 de novembro e pode ser feito pelo site da Smed ou em qualquer unidade de ensino municipal. Alunos já matriculados não precisam se cadastrar novamente. A secretaria ressalta que o cadastro não garante matrícula automática, que será efetivada posteriormente por meio da distribuição eletrônica de vagas.
Para o cadastro, são exigidos documentos como CPF do responsável, RG ou certidão de nascimento e CPF do estudante, comprovante de endereço, de escolaridade anterior (exceto para alguns anos iniciais) e de prioridade, quando for o caso. Crianças de dois a cinco anos (nascidas entre 01/04/2020 e 31/03/2024) podem ser cadastradas na Educação Infantil. Já para o Ensino Fundamental, a idade mínima é de seis anos completos até 31/03/2026. Jovens, adultos e idosos também podem se inscrever para turmas noturnas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A distribuição de vagas prioriza estudantes que comprovarem determinadas condições, como ser público-alvo da Educação Especial (incluindo TEA, TDAH e altas habilidades), beneficiários do Bolsa Família ou BPC, crianças com mães sob medida protetiva da Lei Maria da Penha, em situação de acolhimento familiar ou com irmãos já matriculados na mesma escola. A comprovação deve ser anexada no momento do cadastro para garantir a prioridade.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.