Quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Defesa Civil aciona sirenes e ordena evacuação em três comunidades de Salvador

Cidade

Defesa Civil aciona sirenes e ordena evacuação em três comunidades de Salvador

Volume de chuva em 72 horas já supera o total esperado para o mês de outubro

Defesa Civil aciona sirenes e ordena evacuação em três comunidades de Salvador

Foto: Leitor Metro1

Por: Metro1 no dia 22 de outubro de 2025 às 15:02

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu, na tarde desta quarta-feira (22), ordens de evacuação para moradores de três comunidades da capital baiana devido ao risco de deslizamentos e alagamentos causados pelas fortes chuvas. As áreas afetadas são Jardim das Mangabeiras, no bairro de Cajazeiras; Voluntários da Pátria, no Lobato; e Vila Picasso, na Capelinha.

Sirenes de emergência foram acionadas nessas localidades para alertar a população sobre o perigo. “Atenção, comunidade! A sirene será acionada. Dirija-se para local seguro. Emergência, disque 199”, informou a Codesal. Os moradores foram orientados a deixar suas casas e se deslocar para áreas seguras.

Salvador entrou em estado de alerta máximo após registrar mais de 150 mm de chuva nas últimas 72 horas, volume bem acima da média histórica para o mês de outubro, que é de 91 mm.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a cidade, com previsão de chuvas intensas, podendo chegar a até 100 mm por dia.As autoridades seguem monitorando as áreas de risco e reforçam que a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 em casos de emergência.