Domingo, 26 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Maternidade Climério de Oliveira celebra 115 anos em Salvador

Cidade

Maternidade Climério de Oliveira celebra 115 anos em Salvador

Lugar onde nasceu o radialista Mário Kértesz é referência em ensino e assistência em saúde materno-infantil

Maternidade Climério de Oliveira celebra 115 anos em Salvador

Foto: Divulgação- Gov Br

Por: Metro1 no dia 26 de outubro de 2025 às 17:02

Atualizado: no dia 26 de outubro de 2025 às 18:22

A Maternidade Climério de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (MCO-UFBA), onde nasceu o radialista Mário Kértesz, há 81 anos, completa 115 anos nesta quarta-feira (30). Em comemoração, a instituição preparou uma semana de eventos destacando sua trajetória na formação de profissionais e na assistência à população.

A programação começa nesta segunda-feira (27) com a “Trilha do Cuidado”, voltada aos servidores, na sala B da Gerência de Ensino e Pesquisa. A iniciativa abordará autocuidado com atividades como aferição de pressão e glicemia, consciência corporal, aromaterapia, reiki e massoterapia.

A cerimônia oficial de aniversário será na quinta-feira (30), às 9h, no auditório da MCO-UFBA, reunindo colaboradores, discentes, docentes, usuários, gestores e parceiros. Na sexta-feira (31), pela manhã, ocorrerá uma sessão especial na Câmara Municipal de Salvador, em reconhecimento à importância da maternidade para a cidade e o país.

Inaugurada em 30 de outubro de 1910, no bairro de Nazaré, a MCO-UFBA é a mais antiga maternidade de ensino do Brasil e referência em Obstetrícia, Neonatologia e Saúde Perinatal. “Essa foi a primeira maternidade-escola do Brasil. Fiz pré-internato obrigatório no 4º ano de medicina nesta maternidade, aprendi muito e fiz muitos partos. Neste local lecionou a obstetra Maria Odilia, primeira professora de medicina negra do Brasil, cujo ela e o esposo foram alvo da ditadura nos anos 60”, relembra o Dr. Raimundo Paraná.

Atualmente, a instituição conta com 770 empregados da Ebserh, 132 servidores da UFBA e profissionais terceirizados, mantendo mais de um século de dedicação à vida.

A superintendente Sinaide Coelho ressalta que a maternidade evolui com as demandas da sociedade: “A instituição é voltada não apenas para o desenvolvimento de unidades e profissionais, mas também para garantir acesso, cuidado individualizado e qualificado, tudo aquilo que traz os princípios do SUS.”

Entre os projetos desenvolvidos estão o Manjedoura, que atende gestantes em situação de vulnerabilidade; o Apoiar, que oferece suporte a mulheres em situação de violência sexual; o Atenas, proporcionando cuidado domiciliar em abortamentos sem necessidade de hospitalização; e o Transgesta, promovendo cuidado para pessoas trans gestantes, sendo a primeira a criar uma caderneta de pré-natal específica para essa população.

A MCO-UFBA integra a Rede Ebserh desde 2013. Criada em 2011 e vinculada ao MEC, a empresa administra 45 hospitais universitários federais, que atendem pacientes do SUS enquanto apoiam a formação de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.