
Cidade
Iphan solicita desocupação de estacionamento da Pupileira para preservar antigo cemitério de escravizados
Estudos apontam mais de 100 mil enterramentos no local

Foto: Divulgação/Silvana Olivieri
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) solicitou a retirada dos veículos do estacionamento em frente ao Complexo da Pupileira, no Campo da Pólvora, em Salvador. O órgão propõe a criação de um memorial em homenagem às mais de cem mil pessoas enterradas em um antigo cemitério de escravizados descoberto no local, conforme estudos apresentados ao Ministério Público da Bahia.
Por se tratar de uma área sagrada e de valor histórico, o Iphan recomenda manter o diálogo com a comunidade, dar continuidade às escavações arqueológicas e implantar um espaço público de memória dedicado às vítimas ali sepultadas.
A pesquisa identificou fragmentos humanos e outros vestígios do antigo cemitério, onde, ao longo de 175 anos, foram enterrados pobres, indigentes, escravizados e líderes da Revolta dos Malês. Os especialistas reforçam a importância de seguir critérios técnicos e preservar o local com responsabilidade.
O levantamento integra ações iniciadas em dezembro de 2024 pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico da Bahia, que resultaram em um acordo de cooperação entre a Santa Casa, pesquisadores e o Ministério Público para garantir a proteção e o estudo contínuo da área.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

