Terça-feira, 04 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

SAC Móvel oferece 950 senhas para emissão de nova identidade para indígenas em Salvador

Cidade

SAC Móvel oferece 950 senhas para emissão de nova identidade para indígenas em Salvador

Atendimentos vão até sexta-feira (7), durante o Acampamento Terra Livre, na Assembleia Legislativa da Bahia

SAC Móvel oferece 950 senhas para emissão de nova identidade para indígenas em Salvador

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 04 de novembro de 2025 às 14:26

O SAC Móvel está oferecendo 950 senhas para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) voltada a indígenas, em Salvador, até a próxima sexta-feira (7). O atendimento é gratuito e acontece por ordem de chegada, das 7h30 às 17h, no pátio externo da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), durante o Acampamento Terra Livre (ATL).

Para emitir o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). A primeira via da CIN é gratuita e adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação.

Além da nova identidade, o SAC Móvel também oferece emissão de antecedentes criminais, atendimentos da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e serviços da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

A nova Carteira de Identidade Nacional permite incluir outros números de documentos, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS), título de eleitor e certificado militar. Também podem ser registrados dados de saúde — como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências e tipo sanguíneo — e o nome social, a pedido do cidadão.

O documento possui versão digital disponível no GOV.BR três dias após a impressão e inclui QR Code para verificação de autenticidade. A validade varia conforme a faixa etária: 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos e validade indeterminada para maiores de 60.

A implantação da CIN na Bahia é coordenada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria de Administração (Saeb).