A tradicional festa em homenagem a Santa Luzia, santa católica associada à proteção da visão e padroeira dos oftalmologistas, está sendo realizada neste sábado (13), em Salvador. As celebrações acontecem na Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, situada no bairro do Comércio.
A programação religiosa começaram logo cedo, com missas às 6h e às 8h. Às 10h, será celebrada a missa solene, seguida de procissão pelas ruas da capital baiana, com saída e retorno à igreja. O encerramento das homenagens ocorre no período da tarde, com a Santa Missa marcada para as 15h.
Santa Luzia nasceu no fim do século III, em Siracusa, na Itália, em uma família cristã. Conhecida pela devoção e pelo compromisso com os mais pobres, ela decidiu consagrar sua vida à fé cristã. Durante as perseguições promovidas pelo Império Romano, recusou-se a renunciar à sua crença, mesmo diante de torturas e da morte.
O nome Luzia significa “luz”, o que contribuiu para que, ao longo dos séculos, a santa passasse a ser associada à proteção dos olhos e da visão. Na iconografia católica, ela costuma ser representada com a palma do martírio e, em algumas imagens, segurando um prato com olhos, símbolo de sua intercessão por cura, fé e iluminação espiritual.



