
Cidade
VLT de Salvador pode ter vagões exclusivos para mulheres; saiba mais
Projeto da ALBA prevê medida nos horários de maior movimento

Foto: Joá Souza/GOVBA
O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Salvador pode contar com vagões exclusivos para mulheres, segundo projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A proposta inclui os sistemas ferroviário e metroviário do estado, abrangendo o novo modal em construção, e busca aumentar a proteção das passageiras nos horários de maior movimento.
A separação dos vagões seria aplicada apenas nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h30 às 20h) em dias úteis, enquanto fora desses horários, assim como em finais de semana e feriados, o uso do transporte permaneceria livre. A medida visa reduzir situações de assédio e importunação sexual.
O projeto, de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), também prevê reforço na fiscalização, com agentes nas plataformas e no interior dos vagões, priorizando profissionais mulheres nos espaços destinados ao público feminino. Campanhas educativas, sinalização específica e materiais informativos complementam a iniciativa.
Caso aprovada, a lei determinaria que as concessionárias se adaptem em até 90 dias. A proposta seguirá pelas comissões da ALBA antes de ir ao plenário, garantindo que mecanismos de prevenção sejam incorporados desde o início da operação do VLT.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

